Literatura

Literatura, em  sentido mais amplo, é qualquer trabalho escrito.Etimologicamente o termo deriva da palavra latina  litteratura "escrita formada com as letras", embora algumas definições incluam textos falados ou cantados. Enquanto aspecto particular de comunicação verbal - oral ou escrita - , envolve uma linguagem estruturada com recursos linguísticos,de forma a multiplicar os efeitos de som,de  ritmo, oníricos, sobre o destinatário , seja ouvinte ou leitor.

A Literatura  caracteriza-se não pelos  seus meios e géneros , mas pela sua função estética : a estrutura  da mensagem acompanha o conteúdo , passando da  comunicação  utilitária, para  a transmissão de informação complexa de forma imprevista e imaginativa . Hoje, a literatura está associada com livros. É através dos livros que remontamos a autores da antiguidade. No entanto hoje a literatura também se relaciona com as diversas formas de expressão oral,a poesia tradicional dos povos pré-letrados, assim como o teatro.
 A actual tecnologia digital  é, talvez, a transformação mais profunda da transmissão   da literatura e da sua natureza.
A Literatura pode ser classificada de acordo com se é ficção ou não-ficção,  se é poesia ou prosa. Ela pode ser ainda mais diferenciada de acordo com as principais formas, tais como o romance, conto ou teatro.As obras muitas vezes são classificadas de acordo com os períodos históricos, ou de acordo com a sua adesão a certas características estéticas ou expectativas (de género).