MODELO DE AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA 2014-2017

26-04-2014 17:33

Modelo de avaliação da biblioteca escolar: 2014-2017

Com o objetivo de prosseguir a avaliação das bibliotecas escolares, de modo a desenvolver o seu trabalho e impacto junto da escola e dos alunos, a Rede de Bibliotecas Escolares publica o Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar: 2014-2017 (MABE).

Em paralelo com o lançamento da nova edição do modelo, é aberta, no Sistema de Informação RBE, a respetiva aplicação informática, que apoiará o processo de avaliação e se manterá aberta ao longo do ano letivo.

O modelo de avaliação, a aplicar até 2017, sofreu modificações consideráveis. Uma das mais importantes consiste na criação de períodos alternados de avaliação e de melhoria, que deem às bibliotecas condições para ultrapassar as dificuldades e superar os patamares de desempenho em que se encontram, designadamente quando estes são mais baixos.

Assim, concluído o ciclo de avaliação dos quatro domínios que compõem o MABE, iremos, este ano, focar-nos na melhoria. Para o efeito, as bibliotecas escolares terão de apresentar à RBE um Plano de melhoria, respeitante ao conjunto dos domínios avaliados.

A submissão deste plano no Sistema de Informação decorre até 30 de dezembro.

Para a sua elaboração, recomenda-se a análise dos pontos fracos e das ações de melhoria contidas nos relatórios de avaliação da biblioteca apresentados no período de 2010-2013, bem como noutros documentos de avaliação da escola, a realização de um diagnóstico da situação presente e a recolha de propostas de intervenção adequadas às problemáticas vividas pela escola.

Este trabalho deve envolver os órgãos de administração e gestão, as estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, os alunos e a comunidade, em geral.

As ações de melhoria a incluir no plano devem ser, o mais possível, objetivadas e passíveis de aferição, através de instrumentos e indicadores de medida adequados.

O plano de melhoria deverá ser concretizado ao longo do ano letivo e conduzir à apresentação, até 15 de julho, de um relatório referente à sua execução.

As escolas/ agrupamentos que, por quaisquer motivos, não possam vir a realizar este trabalho, deverão comunicá-lo por escrito através do Serviço de Apoio RBE, disponível no Sistema de Informação.

As bibliotecas a envolver neste processo podem pertencer a escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico com maior número de alunos, do 2º e do 3º Ciclos do Ensino Básico e/ ou do Ensino Secundário.Tendo em conta a multiplicidade de situações em termos do número de bibliotecas e de professores bibliotecários existentes nos agrupamentos, a apresentação do plano reger-se-á pelos seguintes critérios:

BE a integrar na avaliação em 2014

A lógica sequencial conferida ao atual modelo de avaliação, de sucessão alternada de implementação de estratégias de melhoria e avaliação de resultados, pressupõe a manutenção no processo, ao longo do próximo ciclo, das bibliotecas que o integrem em 2013-2014.

O acompanhamento das escolas quer no que diz respeito à elaboração dos planos, quer no que se refere à sua aplicação e avaliação, será realizado pelos Coordenadores Interconcelhios no terreno e pelo Gabinete RBE.

Quaisquer esclarecimentos ou informações sobre o Modelo de avaliação da biblioteca escolar podem ser dirigidos aapoio.rbe@rbe.mec.pt ou através do Serviço de apoio RBE.